terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mau Humor

As ereções já passaram, graças ao bom Deus, mas o Rogério Faria deixou um recado aos candidatos de Paraibuna-cidade de gente bonita. A coluna Mau Humor foi publicada no jornaleco Perseguição news de outubro, mesmo assim, vale a pena dar uma bisóia.

O meu candidato


Bem, é sempre assim, nem todo o mundo ganha. De 73 candidatos a Vereador, apenas 11 estão comemorando. De dois candidatos a Prefeito, apenas um.
Mas não há motivos a lamentar se o motivador da candidatura era a participação social e desejo de mudar nossa cidade. Hoje, temos instrumentos que possibilitam uma maior atuação cidadã. Às vezes, até facilitada pela inexistência de certos compromissos assumidos pelos eleitos.
Temos diversos conselhos municipais em Paraibuna, carentes de participação, como o de Saúde. Temos muitas associações de bairros inexistentes ou desestruturadas. Temos a Fundação Cultural, a instituição mais democrática do município, embora tenha de ter certo jogo de cintura.
Os candidatos que não levaram o salário da Câmara, ou Prefeitura, ainda podem opinar nos rumos da cidade, fiscalizar as contas do prefeito e de toda a Administração Pública, ainda podem lutar pela aprovação de projetos de lei. São diversas as audiências públicas obrigatórias (hoje sem quórum), sem contar a Lei de Acesso à Informação, impondo mais transparência ao administrador.
Esses candidatos, e outros novos, só terão sua participação legitimada nas eleições de 2016 se demonstrarem, nestes anos que seguem a partir de agora, o verdadeiro compromisso social. Senão, teremos aí novos aventureiros e votos conquistados na base da barganha.
Rogério Faria
Mais no blog: www.soliloquioinsipiente.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário